


Biografia
Jamile Guedes
Nordestina da Bahia, nascida na cidade de Salvador, filha de Odineia e Evandro, até os quatro anos de idade foi criada com sua avó materna em Macajuba, interior que fica no sertão da Bahia.
Jamile é neta de Odete avó (materna) e Nininha avó (paterna). Sua carreira artística iniciou aos 13 anos de idade quando começou a trabalhar como modelo e, após participar de um concurso de moda, aos 18 anos de idade, Jamile segue para São Paulo junto com outros 13 modelos para trabalhar no mundo Fashion na capital.
É em São Paulo que Jamile começa sua trajetória acadêmica tendo como sua primeira formação de nível superior o curso de Bacharelado em Teatro, alguns anos depois cursa a Pós Graduação em Dramaturgia e ambos os cursos como bolsista pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). Realizou o Curso Técnico em Atuação para Cinema e Tv como bolsista pela Academia Internacional de Cinema (AIC).
Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Artes da Cena, também como bolsista pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), onde também atua como assistente de cordenação de Mestrado Proficional em Artes da Cena.
No ano de 2023 realizou seu primeiro projeto autoral como roteirista, assistente de direção e atriz no Curta-Metragem FEMMININÃS. O filme foi exibido em diversos espaços como Cine Olido com o apoio da SPCINE, Vila Itororó, Teatro Célia Helena e Ong ORPAS. O projeto foi viabilizado através do financiamento coletivo na internet e teve como resultado uma obra-artística-social, foi gravado no ano de 2022 na Vila Itororó, com toda equipe de produção e elenco 100% feminina. Jamile realizou aulas de jogos teatrais para crianças de uma igreja na comunidade da Zona Leste de São Paulo e promoveu um encontro com jovens da periferia de Salvador-BA para o evento Cultura pela Leitura.
Trabalhou como atriz em curtas- metragens, peças teatrais e em diversas campanhas publicitárias. Também trabalhou por 11 anos na aviação, na empresa Gol Linhas Aéreas, atuou em diversos setores tendo seu reconhecimento também como atriz, onde colaborou na construção de roteiros com o objetivo de trabalhar com os funcionários procedimentos internos da empresa para treina-los através da arte-atuação como uma nova pespectiva pedagógica. Também como atriz na Gol Linhas Aéreas, fez parte do projeto piloto que se chamava Aeronews, um telejornal interno da empresa, que foi aprovado e passou a ser transmitido em todos os paises que operava a Cia Aérea.
Ainda na época como funcionária da Gol, Jamile Guedes também se formou como comissária de voo.
Atualmente trabalha como Assistente de Coordenação do curso de Mestrado Profissional em Artes da Cena, na Escola Superior de Artes Célia Helena em parceria com a Escola Fundação Itaú, onde integra também algumas outras frentes como, Comissão de Bolsistas e NEABI (Núcleo de Estudos Afros Brasileiros E Indígenas).